quinta-feira, 15 de setembro de 2011

EaD - caminho sem volta


Fonte: http://www.educacaoadistancia.blog.br/a-evolucao-da-ead-no-brasil/

Através de leitura e compreensão de alguns blogs explorados na internet, consegui perceber e aumentar meus conhecimentos com relação a Educação à Distância (EaD), que é um modelo inovador que vem sendo estruturado com os dias e necessidades atuais, aproveitando as evoluções tecnológicas e comunicacionais. Muito ainda temos a aprender com a EaD, porém não mais é possível falar que ela não faz parte de nossas vidas e de nosso cotidiano. Seja no ambiente educacional ou ambiente corporativo, a EaD esta presente tornando acessíveis informações explicitas para construção de novos conhecimentos entre interações.

A utilização da tecnologia nas salas de aulas é um caminho irreversível. Os professores devem estar atentos à sua utilização. A velocidade com que as informações chegam até o aluno não pode ser desprezada. A tecnologia talvez modifique a ação do professor, mas caberá a ele conduzi-la: Seja através de Internet, a TV, o Vídeo, o professor deverá trazer para si a responsabilidade de utilizar a tecnologia e a melhor hora para esse propósito. A tecnologia como ferramenta didática não é uma inovação e sim um melhor aproveitamento de recursos para economizar tempo e obter sucesso no processo ensino-aprendizagem.

A tecnologia é um dos elementos influenciadores, no que tange às transformações da sociedade e no cenário competitivo existente. Essas transformações afetaram enormemente os processos organizacionais, ou seja, não há como mensurar o desenvolvimento organizacional sem avaliar o desempenho e a contribuição das tecnologias.

As tecnologias, muitas vezes, são vistas como ‘coisas’ independentes como se, por si só, fossem capazes de conduzir uma ação. O fato, é que as tecnologias devem ser vistas como instrumentos do homem, que propiciam a partir do homem uma ação como, por exemplo, simplificar rotinas de trabalho, otimizar o tempo etc.

A comunicação entre as pessoas foi extremamente modificada com o progresso da tecnologia. A comunicação face a face foi, aos poucos, substituída pela conversação on-line. As culturas e subculturas, de modo geral, estão, cada vez mais, dependentes da tecnologia.

Castells (1999) afirma que a Internet pode ser maleável e modificada pela prática social. Assim, ele afirma que a tecnologia não determina a sociedade. A sociedade não pode ser representada por meio de suas ferramentas tecnológicas, ela é mais do que isso. Segundo o mesmo autor (1999, p.25) o desenvolvimento da Era da Informação depende do desenvolvimento de uma nova educação para os seres humanos, é preciso “aprender a aprender”. A exclusão social que a Internet pode estar produzindo deve ser combatida.

2 comentários:

  1. Aprender a nos alfabetizarmos tecnologicamente é condição imprescindível para o momento em que vivemos. Por isso devemos estar "conectados" como educadores para aproveitarmos os benefícios das tecnologias da informação e comunicação para mediarmos nossas aulas.

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  2. Muito bom Adriana!!! E vamos em frente!

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